Google vai favorecer sites seguros em ranking de buscas

SSL e SEO

Ter um certificado SSL instalado contribuirá para posicionar seu site mais alto nos resultados das buscas.

O Google costuma fazer segredo quanto ao algoritmo que usa para classificar seus resultados de buscas, além de alterá-lo constantemente com o intuito de oferecer os resultados mais relevantes. Mas de tempos em tempos faz anúncios sobre mudanças importantes, e semana passada publicou em seu blog que sites que adotem o protocolo HTTPS para proteger os dados de seus usuários terão maior ranking.

Isso é parte da estratégia de incentivo a uma Internet mais segura, que o Google vem defendendo já há alguns anos. “Nos últimos meses, temos executados testes levando em conta se os sites usam conexões seguras e criptografadas como um sinal em nossos algoritmos de motor de busca”, disse em sua publicação.

O Google ainda deu algumas dicas de como proceder nas próximas semanas para o período de transição para HTTPS:

  • Decida que tipo de certificado você precisa: simples, multi-domínio ou wildcard;
  • Escolha certificados com chave 2048 bits;
  • Use endereços relativos sob o mesmo domínio seguro;
  • Leia o artigo com orientações para mudar o endereço de seu site;
  • Não impeça seu site HTTPS de ser indexado usando robots.txt;
  • Permita indexação de suas páginas por mecanismos de busca onde for possível. Evite usar a meta tag noindex.

Não é possível prever quão alto no ranking das buscas um site poderá subir se for seguro, mas existe uma competição muito acirrada entre desenvolvedores para conseguir melhores posicionamentos para seus sites nas buscas. E toda técnica que se prova eficaz nesse sentido é amplamente adotada, especialmente se indicada pelo próprio Google. Portanto, como eles próprios dizem esperar, a tendência será de um aumento significativo no número de sites seguros na rede.

A Internet agradece.

  • Renato Queiroz Suzart

    O fato é que não estou sendo atendido pelo google nas minhas solicitações e sequer estou tendo acesso ao meu email bol. Pergunto porque e oi que preciso fazer para novamente ter acesso ao google e ao meu email ?